Inspirado na sequência de episódios sobre Transformação Digital publicadas aqui no Octanage e cujos episódios estão disponíveis no podcast e em octanage.com/digital, criei uma ferramenta para guiar a identificação de oportunidades e implementação de iniciativas digitais no seu empreendimento: o Canvas da Transformação Digital.

 

O Que É o Canvas da Transformação Digital

O canvas que eu criei é um diagrama visual concebido ao redor de 4 fatores de sucesso de um projeto de transformação digital:

  1. Pessoas
  2. Valor
  3. Operação
  4. Gestão

 

Para detalhar cada fator de sucesso, desenhei 6 blocos centrais, cada um deles representando os pilares da transformação digital mencionados na série de episódios passada:

  1. Engajamento do Funcionário
  2. Experiência do Cliente
  3. Novas Receitas e Vendas Digitais
  4. Eficiência e Automação
  5. Processo de Tomada de Decisão
  6. Novos Modelos de Negócios

Por Quê Utilizar o Canvas da Transformação Digital

O canvas descomplica as iniciativas digitais no seu empreendimento porque provê um pano de fundo simples e claro para que as pessoas tragam o melhor da sua contribuição para a discussão.

 

Por ser uma ferramenta visual, ele acaba alinhando não só quem participou da elaboração mas rapidamente permite a outras pessoas interessadas de entender e então contribuir. Ou seja: no canvas cabem infinitas ideias em um exercício infinito de criatividade e de refinamento.

 

Como Utilizar o Canvas da Transformação Digital

O Canvas é um barato! Foi concebido para ser utilizado em exercícios e simulações com a equipe. Adicionei espaço para identificar a equipe, data e versão. Também incluí blocos para identificar o cenário e os objetivos que a equipe tinha em mente no momento em que preencheu o canvas.

 

Esses exercícios são muito divertido: tudo leva a convergir a experiência e o conhecimento da equipe multidisciplinar para a identificação de oportunidades digitais para o seu negócio.

 

Dá uma espiada lá no octanage.com/canvas prá ver como ficou.

4 Fatores de Sucesso de um Projeto de Transformação Digital

Se faltar um deles, o projeto fica incompleto!

  1. Pessoas

A tentação nos projetos digitais é o brilho das ferramentas. Automação, inteligência artificial, integração de dados, acesso à grandes volumes de dados em tempo-real e a elevada capacidade computacional nos levam a perseguir os extremos da tecnologia para entregar valor.

 

Pode acontecer que nessa busca o gestor se esqueça de que todas essas melhorias têm que empoderar quem realmente entrega e valoriza esses resultados: as pessoas. 

 

O canvas ajuda você a identificar as principais pessoas envolvidas: clientes e funcionários, e a segmentá-los para melhor servi-los com os projetos que você e a sua equipe vão criar.

  1. Valor

O objetivo de um negócio é criar, entregar e capturar valor. Não podia deixar de colocar isso em primeiro plano na hora de criar o seu projeto de transformação digital. 

 

Clientes e Receita é como um negócio entrega e captura valor: resolvendo problemas e sendo recompensado por isso. O canvas coloca o negócio em primeiro plano. Um foco especial é dado para as novas fontes de receitas criadas a partir do momento em que um negócio começa a explorar as possibilidades de conexão com pessoas no mundo digital.

  1. Operação

O empreendimento utiliza atividades, recursos e parceiros para criar valor, e isso caracteriza a operação do negócio.

 

A transformação digital eleva a operação por criar iniciativas de ganho de eficiência - seja em tempo, custos, ou recursos - e por automatizar processos e ações que anteriormente encontravam fricção por serem feitos manualmente ou sem uma coordenação. 

  1. Gestão

A Operação do negócio gera resultados que podem ser medidos em indicadores e visualizados pela equipe de forma a auxiliar a tomada de decisão e o alinhamento desses resultados com as metas e objetivos estabelecidos pelos gestores. Daí surgem os dashboards, que capturam o universo de informações e ações operacionais e traduzem em visualizações simples que empoderam a equipe, os gestores e investidores a tomarem decisões para o sucesso do negócio.

 

Me admira que tantas iniciativas digitais não tirem proveito da disponibilidade de dados para ajudar o gestores a rodar o dia-a-dia da empresa. Com o canvas você não vai esquecer disso!

 

E por fim o último bloco é o modelo de negócios, que a gente segue explorando aqui no Octanage numa sequência de episódios. Recomendo que você utiliza o Business Canvas - a Tela do Modelo de Negócios - para modelar o seu negócio e extrair as lições de onde a transformação digital pode causar um impacto.

 

Se animou com esse canvas e gostaria de fazer um exercício no seu empreendimento e com a sua equipe? Escreve prá gente. O canva está disponível para download em octanage.com/canvas  e você pode utilizar o formulário de contato para acionar o idealizador do canvas com experiência em conduzir esse tipo de workshop e atingir objetivos nesse tipo de projeto.

Share

Play this podcast on Podbean App